Desperdício...
O desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade, acarretando uma série de problemas, que afetarão tanto a humanidade, como as diversas formas de vida. Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial à vida.
O desperdício de água cresce a cada dia, o que provocará sua falta, acarretando uma série de problemas, que afetarão tanto a humanidade, como as diversas formas de vida. Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial à vida.
A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. A água é, ainda, referência cultural e bem social indispensáveis à adequada qualidade de vida da população.
É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta em que há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, o problema que envolve a água é a qualidade do uso e sua gestão inadequada. Um fator agravante é a ausência de saneamento básico nas residências da população brasileira. Atualmente, 55% da população não têm água tratada nem saneamento básico. Políticas públicas devem ser desenvolvidas para reverter esse quadro.
A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde. Ela é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.
O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, pois detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). Os climas equatorial, tropical e subtropical que atuam sobre o território, proporcionam elevados índices pluviométricos. No entanto, mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em alguns lugares. A água doce disponível em território brasileiro está irregularmente distribuída: aproximadamente, 72% dos mananciais estão presentes na região amazônica, restando 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país.
Infelizmente, está havendo um grande desperdício desse recurso natural.
Todas essas mudanças de hábitos são pequenas. No entanto, produzem grandes diferenças. Faça você a sua parte: contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra!
Comentários
Postar um comentário