FÉRIAAAS!!!

HORA DO DESCANSO???
NEM PENSAR!!!
Preparamos uma postagem especial para você nestas férias!
Vamos aproveitar o que nossa cidade tem de melhor... 
Vamos curtir o meio ambiente!
Listamos abaixo alguns programas legais que estão dentro da TRILHA TRANSCARIOCA.
Escolha seu destino e curta com sua família e amigos e ótimas férias!

Uma excelente notícia para carioca e turistas:
A TRILHA TRANSCARIOCA 

Com uma extensão aproximada de 140km, percorre oito unidades de conservação das esferas federais, estaduais e municipais, na cidade do Rio de Janeiro. Conecta o conjunto de trilhas já existentes, oferecendo um novo circuito turístico, que percorre os principais atrativos naturais, paisagísticos e culturais da cidade maravilhosa.
A trilha percorre belíssimas praias, restingas, mangues e costões rochosos, além de uma sucessão de ruínas com grande importância histórico-cultural, como antigas fazendas de café, engenhos de açúcar, fortalezas militares, represas de água centenárias, entre outros.
A Trilha Transcarioca promove a divulgação e a visitação nas UCs (Unidades de Conservação) abrangidas. Também estimula a recuperação e a conservação dos corredores ecológicos (faixa de vegetação que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade madeireira, etc.), proporcionando à fauna o livre trânsito entre as áreas protegidas e, conseqüentemente, a troca genética entre as espécies.) entre estas UCs. 

Veja os principais atrativos e escolha sua próxima aventura:

Parque Natural Municipal de Grumari  
O Parque é conhecido por suas belas praias selvagens, algumas delas acessíveis apenas por trilhas ou pelo mar. Emoldurada pela Mata Atlântica, abriga a maior área de restinga da cidade. A maioria das trilhas é considerada leve e revelam mirantes deslumbrantes.
A trilha Transcarioca inicia-se em Barra de Guaratiba e entra no Parque de Grumari em seu ponto mais à Oeste. Com cerca de 10km, permite o acesso às praias do Perigoso, do Meio, Funda, do Inferno e de Grumari. Possibilita ainda a visita a Pedra da Tartaruga, onde se praticam esportes radicais.

Parque Estadual da Pedra Branca  
Maior floresta urbana do Brasil e onde é encontrado o Pico da Pedra Branca, ponto culminante do município do Rio de Janeiro (1.024m de altitude).
Localizado na Zona Oeste, abriga muitos atrativos como caminhadas leves, banhos em cachoeiras, visitas à ruínas e construções do período colonial, travessias e escaladas, quase todos acessíveis por trilhas que possibilitam ao visitante uma visão panorâmica da cidade.
A trilha Transcarioca atravessa o Parque Estadual da Pedra Branca na sua vertente ao sul, cruzando toda a área até o extremo norte, onde se conecta ao Parque Nacional da Tijuca. São mais de 70km de trilhas que abrangem diversos atrativos do parque, como o Açude do Camorim, o Aqueduto do Rio Grande e a Pedra do Quilombo.

Parque Nacional da Tijuca  
É a unidade de conservação mais visitada do país. Abriga alguns dos principais atrativos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil. Possui enorme importância histórica e ambiental, sendo uma das primeiras áreas protegidas do mundo e resultado de um pioneiro projeto de reflorestamento ecológico, ainda no século XIX. Possui diversas opções para caminhadas, montanhismo, voo livre e outros esportes radicais.
A trilha Transcarioca cruzará três setores do parque, passando pela Represa dos Ciganos, picos da Tijuca, Papagaio e Cocanha, Morro do Queimado, Vista Chinesa, diversas cachoeiras, Caminho Histórico do Rio Cabeça, até alcançar o Corcovado. A descida até o parque Lage encerra o percurso do Parque.

Parque Natural Municipal da Catacumba  
O Parque da Catacumba situa-se às margens da Lagoa Rogrigo de Freitas, um dos locais mais bonitos e frequentados da cidade.
A parte baixa do Parque é um verdadeiro museu a céu aberto. Através de caminhos pavimentados e pequenas praças, o visitante pode apreciar belas esculturas. Se preferir, pode ainda praticar esportes radicais como rapel, tirolesa e muro de escalada. A trilha Transcariocaatinge a parte alta da unidade, dando acesso ao mirante do Sacopã, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa, do Jockey Club, do Jardim Botânico, além de uma parte da praia de Ipanema.

APA dos Morros do Leme, Babilônia e São João 
A APA localiza-se entre os mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Brasil; a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar. Fruto de um reflorestamento feito em parceria entre a Prefeitura, o Exército Brasileiro, a sociedade civil e a iniciativa privada, abriga sítios históricos militares e espécies ameaçadas de extinção.
A trilha Transcarioca atravessa os morros S. João, da Babilônia e do Urubu, dando acesso a mirantes com vista estonteante e a favelas pacificadas, onde o visitante encontrará diversas opções de alimentação e hospedagem, além da recepção calorosa da população local.

Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca  
Situado no bairro onde foi fundada a Cidade do Rio de Janeiro, o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca é um dos cartões postais mais conhecidos do planeta e possui diversos atrativos. Além do passeio de teleférico, permite ao visitante a prática de corrida e caminhada, tendo como paisagens a escarpa rochosa, o mar e a floresta. Localiza-se no principal centro de escalada urbana do Brasil.
A trilha Transcarioca chega ao MONA através da Praia Vermelha, sobre a trilha e alcança o topo do Morro da Urca, finalizando seu trajeto com vista deslumbrante para a Baía de Guanabara.



ÓTIMAS FÉRIAS E CURTA AS DICAS!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A dessalinização da água do mar